EDUCAÇÃO AMBIENTAL

  Projetos elaborados pelo nosso time de Educação Ambiental para levar à você muito conhecimento através de uma experiência diferente e dinâmica. 

  Devido a pandemia de COVID-19, estamos adequando nossas atividades para atendimento online através de lives e gravações.

MAQUETE DINÂMICA

  É a demonstração lúdica da importância da cobertura florestal na paisagem para a conservação da biodiversidade e proteção dos recursos hídricos através do ciclo hidrológico (formação das nuvens, chuvas, recarga dos lençóis freáticos que afloram como nascentes formando os córregos, ribeirões e rios) em uma paisagem que apresenta diferentes usos do solo. Possui em seu perfil um “lençol freático” que altera o seu nível de água com a “chuva” que cai sobre as “matas e solo exposto” da maquete, e uma “nascente” que verte água para o rio. Com essas ferramentas criamos um recurso pedagógico interativo e estimulante, que pode ser demonstrado para diferentes tipos de público. A “Maquete Dinâmica” vem sendo utilizada em trabalhos de Educação Ambiental nas edições do Movimento “Reviva o rio Atibaia” desde 2001, sendo item obrigatório nos diversos eventos em que a Jaguatibaia participa e também em trabalhos desenvolvidos em escolas privadas e públicas municipais e estaduais da RMC.

WhatsApp Image 2019-09-21 at 14.16.07 (3).jpeg

O AMBIENTE E SUAS PERSPECTIVAS

  É a demonstração de um Mapa da região do empreendimento, com a delimitação da bacia hidrográfica, rios, florestas, pontos de interesse no entorno do local. 

  O objetivo é gerar estímulos para discussão e soluções sobre os problemas ambientais e sociais locais e regionais, com o intuito de proporcionar uma visão sistêmica do ambiente.

  A atividade é realizada na Instituição contratada, de preferência em local aberto para utilização de elementos circundantes (árvores, relevo, estruturas construídas) como exemplos a fim de aumentar a interatividade do aluno com o meio em que vive, e seu entorno.

2005-05-21 003.JPG

MINI VIVEIRO ITINERANTE

  Ensinar ao público de forma interativa e inovadora como é o processo de produção de mudas nativas para reflorestamento de áreas degradadas para recuperação dos serviços ambientais.

WhatsApp Image 2019-11-11 at 13.39.41.jpeg

PALESTRAS E CURSOS

  Palestras de 1h com os possíveis temas:

 

Água:

-Disponibilidade hídrica

-Rios locais

-Bacias hidrográficas

-Ciclo da água

-Poluição

 

Floresta

-Biomas brasileiros

-O que é uma árvore

-Funções das florestas

-Como plantar uma floresta

-Sequestro de Gases de efeito estufa (GEE)

-Implantação de projeto técnico de reflorestamento

 

ODS – Agenda 2030 ONU

-Contextualização geral sobre os ODS

-Escolha de 3 ODS principais a serem trabalhados a fundo

-Imagem de satélite local e ODS 

 

  Ao final, após contextualização das problemáticas socioambientais, podem ser executadas ações para consolidação do ensino de educação ambiental através de Ações de melhoria do meio ambiente, como:

 

-Plantio de árvores dentro da instituição

-Plantio de árvores na arborização urbana (requer autorização da Prefeitura)

 

CURSO DE VIVEIRISTA

 

  Contando com a experiência e cuidados na produção de mudas e recuperação de áreas degradadas, elaboramos o curso de Viveiristas para disseminar as melhores práticas no segmento. 

20191128_092852.jpg

VISITA GUIADA AO VIVEIRO DE MUDAS NATIVAS

  Grupos de alunos podem fazer visita ao Viveiro da Jaguatibaia e observar todos os processos que são necessários para a produção de mudas nativas. Você acha que é fácil produzir uma muda? Venha descobrir com a gente!

20190925_143356.jpg

TRILHA ECOLÓGICA

  Em parceria com proprietários de fazendas no Distrito de Sousas, Campinas-SP, realizamos trilha ecológica em área de mata ciliar, onde encontraremos muitas surpresas no trajeto, como por exemplo, cachoeira, árvores frutíferas, animais, além de cores, perfumes e formas da natureza. 

  A trilha também conta com palestra e demonstração da maquete dinâmica.